Além da refeição: a educação alimentar como projeto pedagógico

Estudo realizado no Rio Grande do Norte propõe inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo pedagógico das escolas públicas brasileiras.

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Há 15 anos, o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), instituído pela Lei nº 11.947, passou a determinar que estados e municípios recebessem recursos federais para custear a alimentação nas escolas públicas de educação básica.

Mas o propósito do PNAE vai além. Suas diretrizes também preconizam outros objetivos, segundo o educador Washington Sousa, professor do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Por lei, o PNAE tem que fazer parte do currículo escolar”, diz.

Sousa é coordenador de um estudo voltado à construção de um projeto pedagógico que inclui a educação alimentar e nutricional no currículo de uma escola pública de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte.

Conheça o projeto no novo vídeo Humanamente:

Sobre o projeto:

O projeto Agricultura familiar, escola do campo e desenvolvimento local: circuitos curtos de produção e consumo de alimentos e curricularização da educação alimentar e nutricional no Programa Nacional de Alimentação Escolar” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenador: Washington Sousa (UFRN)

 

Ficha técnica 

Produção, roteiro e edição: Paulo Bellardi

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade 

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação: Luisa Massarani