100 anos da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

Comemorando os 100 anos da criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora de rádio brasileira, pesquisadores comentam neste vídeo a sua importância para a democratização do conhecimento e da cultura no Brasil daquela época.

Vídeos

Fundada em abril de 1923 pelo educador e antropólogo Edgard Roquette-Pinto e por outros membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre eles o engenheiro Henrique Morize, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro teve um papel importante na afirmação da ciência e da cultura e da educação científica do país.

A trajetória da rádio está sendo resgatada na Exposição Rádio Sociedade – 100 anos de rádio no Brasil, que proporciona ao público uma viagem pela história da primeira emissora oficial de rádio do Brasil, por meio de uma experiência interativa com painéis, reproduções de imagens e áudios e exibição de objetos históricos.

A exposição, que tem curadoria de Ildeu de Castro Moreira e de Luisa Massarani, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), da Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ), da Rádio MEC, da Folguedo e da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), local onde estará em cartaz até o dia 8 de outubro de 2023.

Neste novo vídeo do Canal Humanamente, pesquisadores comentam o papel da Rádio na democratização do conhecimento e da cultura e a importância do resgate de sua história neste momento.

 

Assista ao vídeo

Ficha técnica 

Roteiro, reportagem e edição: Paulo Bellardi

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luisa Massarani