Formação profissional para uma educação inclusiva

Toda pessoa com deficiência deve ter acesso a um sistema educacional inclusivo. É o que diz a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).
Projeto de pesquisa coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte visa contribuir com a prática deste direito constitucional por meio da capacitação de profissionais da educação e da saúde que atuam em escolas.

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A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência garante o acesso à educação inclusiva. Mas para que esse direito seja exercido é necessário criar condições necessárias para as instituições de ensino receberem alunos com deficiência. Um dos problemas a ser enfrentado é a falta de profissionais capacitados para atuar na perspectiva da educação especial inclusiva.

O projeto de pesquisa “Formação de Profissionais de Educação Especial em uma perspectiva colaborativa”, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visa contribuir com ações e ferramentas para qualificar e capacitar profissionais da educação e da saúde que atuam no contexto da educação especial inclusiva.

Ouça o podcast Humanamente:

Sobre o projeto: 

O projeto Formação de Profissionais de Educação Especial em uma perspectiva colaborativafoi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenadora científica: Débora Deliberato – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

 

Ficha técnica 

Roteiro, edição e apresentação: Paulo Bellardi

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luisa Massarani