Os impactos do Novo Ensino Médio nos Institutos Federais

Pesquisadores analisam possíveis efeitos da implantação de modelos profissionalizantes simplificados em substituição à proposta ampliada de ensino médio integrado.

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Pesquisa conduzida pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), avalia como o Novo Ensino Médio, em fase de discussão e implementação no Brasil, pode afetar a proposta de formação integrada atualmente oferecida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na avaliação do professor do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais da Unicamp, Lucas Barbosa Pelissari, integrante do projeto de pesquisa, uma das preocupações é que a educação profissional e tecnológica prevista como um dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio acabe por restringir a formação a demandas do mercado de trabalho, sobretudo para estudantes oriundos de classes sociais menos favorecidas.

Acompanhe a discussão no novo episódio do podcast Humanamente.

Sobre o projeto:

O projeto “Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenadora: Maria Raquel Caetano (IFSul)

 

Ficha técnica 

Roteiro e apresentação: Alessandra Ribeiro

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação: Luisa Massarani