Facilitando o ensino e o aprendizado em lógica para alunos surdos

Pesquisadores da Unicamp estão produzindo videoaulas e materiais didáticos para facilitar o ensino da disciplina de lógica para alunos surdos em escolas do ensino médio.

Vídeos

Com o objetivo de promover uma educação de qualidade e inclusiva no ensino de lógica para alunos surdos do ensino médio, pesquisadores do projeto de pesquisa LogLibras, vinculado ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas (CLE/Unicamp), estão produzindo materiais didáticos e videoaulas considerando particularidades. 

Os pesquisadores também vão identificar e criar novos sinais em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, que serão utilizados no desenvolvimento dos roteiros das videoaulas, já que a explicação dos conteúdos nessa disciplina exige o uso de sinais adequados para o entendimento do aluno surdo.  

A proposta surge como uma ferramenta de apoio ao professor, tendo em vista que os aspectos abstrato e conceitual da lógica são de difícil assimilação para o estudante surdo quando transmitidos apenas a partir de uma tradução literal do conteúdo da disciplina.

Os materiais didáticos de apoio não serão comercializados, e os próprios professores e alunos poderão produzi-los. O passo a passo para a produção destes materiais será disponibilizado com as videoaulas no YouTube, assegurando a acessibilidade e a viabilidade do projeto LogLibras em diversos contextos educacionais.

Os pesquisadores também pretendem capacitar professores e intérpretes em Libras para a utilização dos materiais em sala de aula.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o projeto.

Sobre o projeto: 

O projeto LogLibras – elaboração de material didático de Lógica para surdos em uma perspectiva bilíngue e intercultural foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenador: Rafael Rodrigues Testa (Unicamp)

 

Ficha técnica 

Roteiro, edição e Apresentação: Paulo Bellardi

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luisa Massarani