A perspectiva da comunidade escolar sobre o Novo Ensino Médio

Rede de pesquisadores está investigando a implementação, organização e avaliação dos Itinerários Formativos e do componente “Projeto de Vida” nos currículos do Novo Ensino Médio. O objetivo é ouvir as perspectivas e anseios da comunidade escolar.

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Em 2017 foi aprovada a lei 13.415, que regulamenta o Novo Ensino Médio nas escolas públicas e privadas do país, tendo como argumento central a modernização do currículo escolar, o que em tese,  tornaria o ensino mais relevante para os anseios dos jovens e os prepararia melhor  para o mercado de trabalho.

E, para alcançar esses objetivos, foram introduzidos no currículo os Itinerários Formativos e o componente “Projeto de Vida”. Com os Itinerários Formativos, os alunos terão que escolher uma das áreas do conhecimento ofertadas pela escola, definindo assim o seu percurso curricular até a conclusão do ensino médio.

Já o componente “Projeto de Vida” visa incentivar o empreendedorismo e o protagonismo jovem na escola, para que o aluno e a aluna consigam planejar o seu futuro após a conclusão do ensino médio.

No entanto, professores, estudantes, gestores e especialistas em educação apontam equívocos na concepção do novo ensino médio e na sua implementação prática.

Neste nosso novo vídeo, a professora titular da faculdade de educação da Universidade de Brasília, Wivian Weller, fala sobre o projeto de pesquisa, coordenado por ela, que reúne uma rede de pesquisadores ligados a universidades de todo o país e visa investigar a implementação, organização e avaliação dos Itinerários Formativos e do componente Projeto de Vida nos currículos do novo ensino médio, a partir da experiência dos indivíduos diretamente implicados.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o projeto.

Sobre o projeto: 

O projeto “Itinerários formativos e Projetos de Vida no Novo Ensino Médio: processos, propostas e sujeitos” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenadora: Wivian Weller (UnB)

Ficha técnica 

Roteiro, edição e Apresentação: Paulo Bellardi

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luisa Massarani