LogLibras – Elaboração de Material Didático de Lógica para Surdos em uma Perspectiva Bilíngue e Intercultural

Coordenador: Rafael Rodrigues Testa (CLE)

O objetivo do projeto LogLibras é transpor didaticamente conteúdos de Lógica para o Ensino Médio considerando a perspectiva cognitiva do estudante surdo em suas particularidades, a partir de uma metodologia bilíngue e intercultural. Tendo em vista que o surdo apresenta uma construção de realidade e um pensamento mais concretos, o aspecto abstrato e conceitual da disciplina é de difícil assimilação quando transmitido apenas a partir de uma tradução literal do conteúdo. Sendo a proficiência em língua portuguesa uma segunda língua do surdo, o processo de ensino-aprendizagem não deve ficar restrito à mera tradução, mas faz-se necessário o desenvolvimento de um material elaborado a partir da perspectiva do surdo, usuário de uma língua gesto-visual, que traz como característica cultural a visualidade e os aspectos imagéticos, mesmo de conceitos abstratos. Desta forma elaboramos conteúdos gesto-visuais específicos, considerando o pensamento filosófico, em especial a Lógica, com toda riqueza e rigor conceituais. Para além de vídeoaulas e materiais em Português/Libras que comporão o produto final deste projeto, será desenvolvido um sinalário original, com termos técnicos e outros específicos ao conteúdo. Assim, pretendemos também servir de apoio aos intérpretes e docentes enquanto um material de referência, tal como ocorre com o bem-sucedido projeto FiloLibras (cujo foco é o ensino de Filosofia em geral) que originou o presente projeto. Mais sobre o projeto: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/CLE_e-Prints/article/view/1615

Assista ao vídeo aqui.