Educação e arte para estimular o protagonismo de crianças imigrantes e refugiadas

O terceiro e último episódio da série sobre migração internacional do podcast Humanamente apresenta um projeto voltado para a inserção social de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas brasileiras, por meio de atividades lúdicas inspiradas em técnicas do teatro e das artes cênicas. A proposta é que as crianças sejam tratadas como protagonistas e incluídas na elaboração de políticas públicas relacionadas ao processo de integração.

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Metade dos 60 mil refugiados no Brasil são crianças e adolescentes com idade entre cinco e 14 anos, segundo o último relatório do Observatório das Migrações Internacionais, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgado em 2022. 

A matrícula dessas crianças nas escolas públicas brasileiras é garantida por uma resolução da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, mas ainda falta uma política estatal para assegurar a esses alunos o direito efetivo à educação. É o que afirma a professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB) Luciana Hartmann, coordenadora de um projeto que propõe a integração de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas brasileiras por meio de atividades lúdicas e artísticas. 

A proposta é que as crianças sejam tratadas como protagonistas no processo de inserção social e sejam incluídas também na elaboração de políticas públicas relacionadas ao tema. Conheça o projeto no terceiro episódio da série “Migração internacional” do podcast Humanamente:

O projeto Infâncias protagonistas: uma proposta colaborativa de criação de políticas públicas para a integração de crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras, foi contemplado na Chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenadora: Luciana Hartmann (UnB)

Ficha técnica

Produção e apresentação: Alessandra Ribeiro

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Edição geral: Luisa Massarani