Infâncias Protagonistas: uma Proposta Colaborativa de Criação de Políticas Públicas para à Integração de Crianças Imigrantes e Refugiadas em Escolas Brasileiras

Coordenadora Luciana Hartmann (UnB)

Este projeto pretende desenvolver, partindo de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar entre pesquisadoras brasileiras e estrangeiras, professoras da educação básica, crianças e famílias imigrantes, gestores de instituições de acolhimento e membros da sociedade civil, investigações que embasem a criação e efetivação de políticas públicas para a integração de crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras. Embora a Resolução nº 1, de 13 de novembro de 2020, emitida pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, garanta o direito à matrícula em escolas públicas por crianças imigrantes no Brasil, sua concretização ainda encontra uma série de entraves, sobretudo por imputar a responsabilização às escolas, sem que tenha havido um debate sobre estratégias de integração e a devida formação dos professores. Com experiência na realização de pesquisas em escolas e ONGs no Brasil, Uruguai, França, Portugal, Espanha e Moçambique, a equipe do projeto deve atuar metodologicamente em três frentes: 1. Levantamento de dados bibliográficos e estatísticos que permitam a elaboração de um panorama da inserção atual das crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras; 2. Processos de escuta e cocriação com as crianças por meio de práticas artísticas e etnográficas, enfatizando seu protagonismo; 3. Formação de professores, com a elaboração e realização de oficinas de sensibilização à diversidade cultural em diferentes regiões do país. Como produtos do projeto, além da proposição de políticas públicas, estão previstas a criação de uma plataforma interativa que funcione como um banco de dados de iniciativas de acolhimento de crianças imigrantes e também como espaço para troca de experiências; a produção de materiais didáticos em coautoria com as crianças, como jogos e podcasts; a publicação de artigos e livros. Todos os resultados do projeto também serão disponibilizados no site www.criancasprotagonistasunb.com, no ar desde 2020.

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