Migração e trabalho em polos de confecção de roupas do Nordeste

Atividade de produção e comércio de vestuário em estados nordestinos atrai de volta para seus locais de origem pessoas que buscam – mas nem sempre encontram – oportunidades de emprego e melhores condições de vida.

Podcasts

Pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), sediada no Recife, investigam movimentos migratórios nas regiões dos polos de confecções dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. O objetivo é analisar como se dá a inserção dos migrantes nesses locais, muitas vezes submetidos a relações trabalhistas precarizadas. 

No projeto, os pesquisadores prevêem a realização de uma pesquisa domiciliar visando a elaboração de indicadores sociais que permitam fazer um retrato dessa população. Isto irá subsidiar políticas que garantam a ampliação do acesso a serviços públicos essenciais, como habitação, educação e saúde a esses trabalhadores. 

A pesquisa é tema do novo episódio do podcast Humanamente:

Sobre o projeto:

projeto “Polos de Confecções do Nordeste: migração e mobilidade pendular no contexto recente” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenador: Wilson Fusco (Fundaj)

Ficha técnica 

Roteiro e apresentação: Alessandra Ribeiro

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação: Luisa Massarani

feira da sulanca, em caruaru (PE). foto: divulgação/prefeitura de caruaru