IA ajuda a detectar atrasos no desenvolvimento infantil

Estudo com mais de 300 mil crianças nos Estados Unidos e no Brasil utilizou a inteligência artificial para classificar comportamentos atípicos.

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Pesquisadores da PUC-Rio, em parceria com a Universidade de Oregon, nos Estados Unidos (EUA), estão utilizando recursos de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) para identificar problemas no desenvolvimento infantil.

A partir da diferenciação — feita por computadores — entre o comportamento infantil considerado adequado e o não adequado, os pesquisadores conseguiram identificar crianças com autismo, deficiência intelectual ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dentre as mais de 300 mil crianças avaliadas no Brasil e nos EUA.

O psicólogo Luis Anunciação, professor no departamento de Psicologia da PUC-Rio e coordenador do projeto, explica como o método de machine learning foi aplicado no estudo:

“Se alimentarmos um computador com informações sobre o que é o desenvolvimento chamado de saudável, típico e esperado, e também com informações sobre o que é um desenvolvimento que eventualmente pode ser chamado de ‘não saudável’, a máquina começa a entender quais são os principais marcadores daquilo que é esperado e do que não é esperado”, relata.

Para saber mais, confira o novo vídeo do canal Humanamente.

Sobre o projeto:

O projeto “O Entrelaçamento de Novas Tecnologias para Promover o Desenvolvimento Infantil: Inteligência Artificial e Métodos de Aprendizado de Máquina em Psicologia” foi contemplado na chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Luis Flávio Chaves Anunciação (PUC-Rio)

Parceria: Center on Human Development — Universidade de Oregon

Ficha técnica:

Reportagem, edição e produção: Mauricio Salles

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação geral: Luisa Massarani

Imagem da capa: Artlist