O Entrelaçamento de Novas Tecnologias para Promover o Desenvolvimento Infantil: Inteligência Artificial e Métodos de Aprendizado de Máquina em Psicologia

Coordenador Luís Flávio Chaves Anunciação (PUC-Rio)

A interface entre neurociência e psicologia com campos da ciência de dados e tecnologia tem se mostrado uma tendência no estudo do desenvolvimento infantil. Entre as razões, visto que a literatura tem demonstrado a importância do estudo tanto nos aspectos funcionais do desenvolvimento, incluindo condições socioemocionais, como também de condições clínicas, contar com medidas psicológicas e neuropsicológicas que tenham recursos de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) pode otimizar o processo avaliativo. No entanto, há poucas medidas ou testes que possam combinar tais aspectos e, entre as existentes, não há registro de testes que faça o entrelaçamento das novas tecnologias (inteligência artificial e machine learning) em sua aplicação e correção. Isto posto, este projeto tem execução prevista para dois anos e tem dois objetivos. Inicialmente, com dados coletados pelo Ages and Stages Questionnaire-4 de 20.821 crianças, serão implementados métodos de ML supervisionado e não supervisionado visando criar algorítmos para detecção precoce de transtorno do espectro autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) entre outros. Em segundo momento, a adaptação transcultural do ASQ será realizada com crianças brasileiras, especialmente por uma parceria firmada entre a PUC-Rio, a Editora Nila Press e o proponente. Isto posto, a execução deste projeto permitirá o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, auxílio na produção de insumos informacionais para lidar com os atuais desafios e problemas relacionados à avaliação do desenvolvimento social, capacitação de pessoas e internacionalização. As ferramentas terão possibilidade de patente, alunos de graduação e pós-graduação estão diretamente envolvidos na pesquisa e a transferência de tecnologia para o setor público está prevista.