Nova ferramenta possibilita avaliar qualidade do cuidado em saúde mental

Escala mede a competência cultural de profissionais de saúde, considerando a atenção a particularidades do contexto psicossocial dos pacientes, o que pode humanizar o atendimento e aumentar a adesão aos tratamentos.

Podcasts

Um grupo de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras desenvolveu um questionário para avaliar conhecimentos, habilidades e a sensibilidade à diversidade sociocultural entre trabalhadores da atenção primária em saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A ideia de competência cultural está sintonizada com uma perspectiva de atenção contextualizada, singular, articulada com a questão dos direitos humanos, de justiça social”, explica Magda Dimenstein, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora da pesquisa.

Análises preliminares de 479 respostas de profissionais de 25 estados brasileiros — a maioria mulheres que atuam nas áreas da enfermagem e da psicologia — indicam que o aprendizado adquirido na prática se sobrepõe à formação acadêmica entre aqueles com maior competência cultural.

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do podcast Humanamente:

Foto: Wollyvon Wolleroy/Pixabay

Sobre o projeto:

O projeto “Competência cultural e qualidade do cuidado em saúde mental: desenvolvimento e avaliação de indicadores na atenção primária à saúde” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenadora: Magda Dimenstein (UFRN)

Ficha técnica 

Produção e apresentação: Paulo Belardi

Roteiro: Alessandra Ribeiro

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Assistência de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Coordenação geral: Luisa Massarani