Pela qualidade do ensino nas escolas do campo

Pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul promovem a formação continuada de profissionais da educação que atuam fora das áreas urbanas

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O Brasil tem mais de 52 mil escolas públicas de educação básica em áreas rurais, o correspondente a 38% do total, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A maioria delas em áreas de assentamentos e quilombos. 

Pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) estão promovendo a formação de professores e gestores dessas escolas, com o objetivo de garantir o ensino de qualidade para estudantes camponeses e quilombolas. “A ideia é provocar esses professores, fazê-los pensar sobre questões para além de uma escola urbana”, afirma a pedagoga Célia Piatti, coordenadora do projeto. Salas de aula que reúnem alunos em diferentes níveis de aprendizado estão entre os desafios dos educadores. 

A formação de professores de escolas do campo é tema do novo episódio do podcast Humanamente: 

Sobre o projeto: 

O projeto “Formação de professores e gestores de escolas do campo localizadas em territórios camponeses e quilombolas em regiões de Mato Grosso do Sul” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.  

Coordenadora: Célia Beatriz Piatti (UFMS) 

Ficha técnica 

Roteiro e apresentação: Alessandra Ribeiro 

Sonorização: Gilberto Vianna 

Edição executiva: Washington Castilhos 

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade 

Coordenação geral: Luisa Massarani 

 

Foto: Antonio Costa | MST