Gestão eficiente para alcançar cidades e comunidades sustentáveis

Pesquisadores querem capacitar gestores municipais para implementarem políticas voltadas ao cumprimento das metas estabelecidas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vídeos

Em 2015, representantes de 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles o Brasil, assinaram um plano de ação global para promover o desenvolvimento sustentável do planeta até 2030. O acordo reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas voltadas à melhoria do bem-estar das pessoas. Nas cidades brasileiras, indicadores relativos à sustentabilidade e à qualidade de vida revelam diferenças em termos de políticas públicas que dificultam a realização desses objetivos. Mas o que produz essa diferença?

Neste novo vídeo do Humanamente, André Marenco, professor do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica como a gestão pública eficiente pode melhorar a qualidade das políticas públicas e contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades.              

Marenco é coordenador de um projeto de pesquisa que acompanha a implementação do ODS 11 — ligado à promoção de cidades e comunidades sustentáveis — nos municípios brasileiros. “Pretendemos oferecer elementos para capacitar gestores públicos municipais no desenho de políticas locais que melhorem os indicadores de desigualdade e desenvolvimento sustentável”, explica o pesquisador.

Assista ao vídeo:

Sobre o projeto:

O projeto Municípios implementam as mesmas políticas? Capacidade estatal e políticas para o ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenador: André Marenco (UFRGS)

 

Ficha técnica 

Roteiro, produção e edição: Paulo Bellardi

Edição executiva: Rodrigo de Oliveira Andrade

Coordenação: Luisa Massarani