Eventos climáticos extremos e os riscos ao bem-estar das famílias

Pesquisadores investigam efeitos dos eventos climáticos extremos sobre o bem-estar e a sustentabilidade financeira das famílias. Pretende-se recomendar intervenções que servirão de base para a formulação de políticas públicas direcionadas à prevenção e à mitigação desses efeitos.

Podcasts

Altas temperaturas e longos períodos de secas e chuvas intensas. Nas últimas décadas, os eventos climáticos extremos vêm acontecendo com mais frequência, causando graves consequências sociais, ambientais, econômicas e de saúde para as populações.  

Mas quais são os impactos desses fenômenos no bem-estar e na sustentabilidade financeira das famílias brasileiras? E quais políticas públicas podem ser pensadas para mitigar esses efeitos? Essas questões são o foco de um novo estudo que está sendo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  

“São vários mecanismos pelos quais esses eventos climáticos extremos podem estar de fato gerando uma queda substantiva no bem-estar das famílias. E por isso mesmo precisamos debater e entender quais são esses efeitos para, a partir daí, pensar em políticas que sejam capazes de evitar a ocorrência destes desastres”, afirma, neste novo episódio do Podcast Humanamente, a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Flávia Chein, coordenadora do estudo.

Com o estudo, os pesquisadores pretendem ainda apontar intervenções que poderão servir de base para a formulação de políticas públicas preventivas. 

Ouça o podcast e saiba mais sobre o projeto.

Sobre o projeto: 

O projeto “Mudanças climáticas, eventos extremos e seus efeitos sobre as condições de bem-estar das famílias” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenadora científica: Flávia Chein (UFJF)

 

Ficha técnica 

Roteiro e Apresentação: Paulo Bellardi

Sonorização: Gilberto Vianna 

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luisa Massarani