App promove turismo comunitário e científico na Chapada Diamantina

Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desenvolveram um aplicativo para incentivar o turismo científico e de base comunitária na região da Chapada Diamantina, na Bahia, e incluir as comunidades tradicionais no desenvolvimento turístico local.

Vídeos

A plataforma visa reunir informações e imagens sobre o patrimônio histórico, cultural e natural nas comunidades tradicionais da região. O banco de dados é alimentado pelos próprios usuários — guias turísticos, moradores locais, pesquisadores e turistas

“A ideia é que o aplicativo funcione como uma rede social”, explica o biólogo Fábio Pedro Bandeira, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenador do estudo. “Os usuários poderão postar fotos e informações sobre a fauna, flora e os costumes das comunidades que estão visitando, fazer comentários, dar dicas e trocar informações entre eles.”.

Os pesquisadores esperam que essa interatividade  jogue luz sobre o potencial turístico das comunidades tradicionais e atraia mais visitantes para movimentar a economia local. 

Neste novo vídeo Humanamente você vai ver como funciona o aplicativo e quais são os benefícios esperados pelas comunidades tradicionais da região.

Assista ao vídeo:

Sobre o projeto:

O projeto Desenvolvimento de plataforma digital aplicada ao turismo de natureza em comunidades rurais negras na Chapada Diamantina, Bahia foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Fábio Pedro Bandeira (UEFS)

 

Ficha técnica 

Roteiro, produção, edição e Reportagem: Paulo Bellardi

Revisão de roteiro: Rodrigo de Oliveira Andrade 

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luisa Massarani