A escola como espaço de conexão com a natureza

A conexão com ambientes naturais, quando estabelecida desde a infância, define comportamentos ecológicos de proteção e cuidado com a natureza na vida adulta, asseguram pesquisadores.

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Pesquisadores dos campos da Educação e da Psicologia estão investigando as oportunidades de convivência com a natureza oferecidas a estudantes da educação básica em escolas públicas brasileiras. 

A ideia dos pesquisadores é mapear os espaços ao ar livre e naturais em escolas das cinco regiões do país. Pretendem, com isso, avaliar a perspectiva de gestores e professores sobre a incorporação da natureza no ensino e investigar o comportamento ecológico dos estudantes.

A coordenadora do estudo, Claudia Marcia Lyra Pato, professora da Faculdade de Educação e do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), espera que os resultados estimulem a formulação de políticas públicas que incentivem atividades ao ar livre e em áreas verdes nas escolas, bem como a reformulação do ambiente escolar para incluir essas ações.

“Quanto mais experiências ao ar livre e conexão com a natureza, mais as crianças se sentem pertencentes a ela, e consequentemente, mais se envolvem com ações de proteção ambiental”, ressalta a educadora.


Assista a nossa webstory e saiba mais sobre o projeto.

 

Sobre o projeto: 

O projeto “Conexão com a natureza em ambientes escolares da educação básica no Brasil” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenadora: Claudia Marcia Lyra Pato (UnB)

 

Ficha técnica 

Roteiro, concepção e fotos: Paulo Bellardi

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luisa Massarani