Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Os impactos do Novo Ensino Médio nos Institutos Federais

Pesquisadores analisam possíveis efeitos da implantação de modelos profissionalizantes simplificados em substituição à proposta ampliada de ensino médio integrado.

Podcasts

Pesquisa conduzida pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), avalia como o Novo Ensino Médio, em fase de discussão e implementação no Brasil, pode afetar a proposta de formação integrada atualmente oferecida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na avaliação do professor do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais da Unicamp, Lucas Barbosa Pelissari, integrante do projeto de pesquisa, uma das preocupações é que a educação profissional e tecnológica prevista como um dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio acabe por restringir a formação a demandas do mercado de trabalho, sobretudo para estudantes oriundos de classes sociais menos favorecidas.

Acompanhe a discussão no novo episódio do podcast Humanamente.

Sobre o projeto:

O projeto “Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq. 

Coordenadora: Maria Raquel Caetano (IFSul)

 

Ficha técnica 

Roteiro e apresentação: Alessandra Ribeiro

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação: Luisa Massarani