Relações entre o Novo Ensino Médio e o Currículo Integrado: Uma Análise dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Coordenadora Maria Raquel Caetano (IFSUL)

O ensino médio reflete historicamente o dualismo na educação brasileira e vem se configurando em um campo de disputas no que diz respeito à sua concepção e finalidades. Nas últimas três décadas, as alterações nas suas diretrizes curriculares, tanto dos cursos de formação geral quanto em articulação com a educação profissional, vinculam-se a concepções de formação e finalidades distintas, exigindo das instituições de ensino uma série de regulamentações para atender ao disposto na legislação nacional, mas também dar materialidade às suas próprias concepções e finalidades educativas, conforme expressam seus projetos de desenvolvimento institucionais ou propostas pedagógicas.

Tendo presente este contexto, a problemática deste projeto de pesquisa se constitui em buscar resposta ao seguinte questionamento: em que medida o Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017, vem produzindo alterações sobre o currículo e a formação dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo? Nossa hipótese é de que a implementação da Lei 13.415/2017 e o itinerário da formação técnica e profissional poderão apresentar repercussões nos Institutos Federais, fragilizando a oferta da formação integrada, mas também alcançarão estudantes das redes estaduais.

A partir desta problemática, o objetivo geral desta pesquisa é “identificar, descrever e analisar em que medida o Novo Ensino Médio produziu ou vem repercutindo sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo”. Para alcançar este objetivo, realizaremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-nos de revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas.

Os procedimentos metodológicos distribuem-se em duas grandes etapas de pesquisa, uma nacional e outra regional. Em cada uma das etapas, serão focados três aspectos fundamentais: o posicionamento das instituições frente à reforma do ensino médio; as parcerias desenvolvidas para oferta da educação profissional e/ou do itinerário técnico e profissional; os impactos na oferta dos IFs. No que se refere à primeira etapa (nacional) da pesquisa, o projeto já obteve conclusões preliminares.

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