Novos Dispositivos Escolares no Ensino Médio e Diversificação da Oferta Educacional: Benefícios e Riscos

Coordenadora Nora Rut Krawczyk (UNICAMP)

Objetiva analisar a concretização dos novos dispositivos escolares criados na rede paulista para a diversificação da oferta educacional, e a influência da dinâmica social e institucional na gestão do Novo Ensino Médio. Essa diversificação pressupõe a possibilidade de criação de um ou mais desenhos curriculares que alteram as relações de trabalho docente, as trajetórias estudantis, a própria organização e gestão da escola e incorpora instituições privadas, o que demanda ser pesquisado para compreensão do novo cenário educacional a ser consolidado. Neste contexto, a hipótese que orienta a pesquisa é a de que a diversificação como princípio organizador do currículo na rede, através da flexibilização e da desregulamentação prescritas na Lei, poderá afetar de maneira incisiva e diferenciada as unidades escolares: suas propostas político-pedagógicas, o trabalho docente e a vida dos estudantes aprofundando um processo de segmentação do sistema educacional. Por isso, consideramos fundamental e relevante um estudo aprofundado das tendências do que tem se denominado a ?Arquitetura do Novo Ensino Médio?, visto ser responsável pela mudança estrutural que poderá ocorrer na educação brasileira. Será estudada a dinâmica da política educacional paulista, os programas em implementação e como esses se concretizam em meio às desigualdades regionais e às particularidades das instituições escolares. Para tanto, a metodologia, de caráter qualitativo, basear-se-á em análise documental , entrevistas e no acompanhamento de reuniões envolvendo 3 Diretorias de Ensino e 6 escolas nos municípios de Campinas, São Roque e São Paulo. Espera-se colaborar para a avaliação dos processos de implementação da reforma do ensino médio no Estado de São Paulo, pioneiro na sua implementação.

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