Novo Ensino Médio de Novo: Atuação Docente e Configuração da Escola entre Reformas (1990 – 2020)

Coordenador Jean Mac Cole Tavares Santos (UERN)

A partir de uma perspectiva teórica descentrada, principalmente com Alice Lopes, Jefferson Mainardes e Sthephen Ball, entendendo que os docentes são atores categóricos na história das reformas educacionais, este projeto busca compreender a escola de ensino médio reformada. Neste sentido, intentamos compreender os processos de constituição das reformas educacionais para o ensino médio, analisando suas dinâmicas, interrupções, continuidades e rupturas, percebendo os processos de apropriação e resistência docente diante das reformas. O projeto tem como objetivo geral: Analisar como as reformas educacionais para o ensino médio, nas últimas décadas, foram se constituindo a partir da atuação docente, configurando a escola de ensino médio atual. Os objetivos específicos são: discutir, a partir do ciclo contínuo de políticas e do contexto histórico brasileiro, em meio a continuidades e rupturas, o processo de constituição das normas legais que regem as diversas reformas do ensino médio no Brasil; Compreender os processos interessados de apropriação e resistência das políticas educacionais pelos docentes no contexto escolar. Para realizar o estudo, será preciso combinar intervenções de pesquisa que possibilitem entender o contexto escolar, a atuação de docentes e gestores, bem como acompanhar as intervenções oficiais das reformas do ensino médio. Desse modo, será necessário somar análise documental, revisão bibliográfica e reflexões sobre os depoimentos de docentes e gestores escolares.

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