A escola perante as reformas

Novo projeto de pesquisa analisa os processos de apropriação e de resistência por parte dos professores e da comunidade escolar diante de reformas educacionais.

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Projeto de pesquisa intitulado Novo ensino médio de novo: atuação docente e configuração da escola entre reformas (1990 – 2020), a ser conduzido em escolas do Rio Grande do Norte e do Ceará, propõe acompanhar e entender dinâmicas internas de apropriação e de resistência às reformas educacionais.

“É verdade que reclamamos e o novo ensino médio foi sendo proposto. De forma alguma, isso significa que [a proposta] atravessou a escola sem acordo, sem resistência. Pensamos a partir disso como as escolas fazem política, como atuam a política chamada Novo Ensino Médio”, afirma o coordenador do projeto, Jean Mac Cole Tavares Santos, professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. 

 

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do podcast Humanamente:

Sobre o projeto: 

O projetoNovo ensino médio de novo: atuação docente e configuração da escola entre reformas (1990 – 2020)” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Jean Mac Cole Tavares Santos (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte).

Ficha técnica 

Roteiro e apresentação: Alessandra Ribeiro

Sonorização: Gilberto Vianna 

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luísa Massarani