Formação de Professores e Gestores de Escolas do Campo Localizadas em Territórios Camponeses e Quilombola em Regiões de Mato Grosso do Sul

Coordenadora: Celia Beatriz Piatti (UFMS)

O projeto visa um programa de formação continuada para professores  do Ensino Fundamental – anos finais – que atuam em escolas do campo localizadas em Mato Grosso do Sul com o objetivo de apresentar subsídios teóricos que possam contribuir para a proposição de formação continuada que auxiliem no enfrentamento das dificuldades teórico-práticas encontradas na atuação dos professores em escolas do campo, frente a seguinte problematização: Como contribuir para que os professores reconheçam as especificidades das escolas do campo tendo em vista a organização do trabalho pedagógico? Para tanto, será realizado em quatro etapas: a) período em que serão organizadas visitas às escolas selecionadas; b) período em que será feita a busca das fontes documentais nas escolas selecionadas e nas Secretarias de Educação; c) período em que se fará uma proposição de formação continuada e de material de apoio pedagógico referente à formação de professores e gestores) d) período em que a formação será realizada nas escolas selecionadas com gestores e professores. Espera-se, com a formação concluída, o material produzido, os documentos e as produções inventariadas compiladas e analisadas, contribuir para futuras pesquisas e para que a formação dos professores e gestores participantes da pesquisa possa assegurar um ensino de qualidade e garantir a aprendizagem dos estudantes, crianças e jovens, das escolas selecionadas e que possa ser ampliado para outros professores e gestores em outras escolas do campo em Mato Grosso do Sul.

Ouça o podcast aqui.