Competências Socioafetivas para a Educação: um Olhar a partir dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Coordenadora Patricia Alejandra Behar (UFRGS)
As mudanças impulsionadas pela Pandemia em nível educacional estabeleceram uma nova relação social e afetiva entre professores e alunos com o ensino e a aprendizagem em meio digital. À medida que essas transformações vêm acontecendo, exige-se um conjunto de competências socioafetivas (CSA) para apoiar as necessidades advindas do uso de ambientes virtuais de aprendizagem nas modalidades EaD e Híbrida. O objetivo deste estudo é investigar quais CSA podem ser identificadas nesses ambientes. Para isso, é preciso identificar os cenários socioafetivos evidenciados em um ambiente virtual de aprendizagem e, a partir deles, mapear as CSA dos estudantes. Desse modo, será possível (1) categorizar cada uma das CSA a partir dos seus elementos: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, e (2) definir estratégias pedagógicas que podem ser recomendadas aos docentes para auxiliar na construção dessas competências. Acredita-se que a identificação das CSA e o apontamento de estratégias pedagógicas vinculadas a elas poderá apoiar a proposição de possíveis soluções no âmbito das políticas públicas educacionais. Essas soluções partem do enfrentamento de problemas advindos do impacto das tecnologias na educação e dos desafios inerentes às modalidades EaD e Híbrida quanto à evasão, desmotivação e desistência da aprendizagem. A pesquisa é caracterizada como teórico-prática a partir de estudo de casos múltiplos. Os sujeitos serão docentes e estudantes de diferentes níveis de ensino e contará com oito etapas de desenvolvimento: Etapa 1 – Conceituação e delineamento do referencial teórico; Etapa 2 – Identificação dos cenários socioafetivos no ambiente virtual de aprendizagem; Etapa 3 – Mapeamento das competências socioafetivas; Etapa 4 – Construção de estratégias pedagógicas; Etapa 5 – Implementação de recursos tecnológicos; Etapa 6 – Aplicação dos recursos tecnológicos para coleta de dados; Etapa 7 – análise e interpretação dos dados coletados; e Etapa 8 – Publicação dos resultados.
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