Alimentos Tradicionais do Ceará, Alimentação Escolar e Desenvolvimento Sustentável
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Coordenador José Arimatéa Barros Bezerra (UFC)
Estudo sobre alimentos do estado do Ceará com objetivo de investigar a biodiversidade alimentar desse estado, identificando os alimentos tradicionais com potencial de geração de segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento local sustentável. Especificamente, objetiva-se: 1) Mapear alimentos tradicionais em quatro regiões desse estado; 2) Identificar, dentre os mapeados, os alimentos que possam ser apropriados geradores de fortalecimento da agricultura familiar, gerando renda em função de sua inserção no Programa Nacional de Alimentação Escolar; 3) Desenvolver uma descrição densa de tais alimentos, visando constituir um registro dos saberes tradicionais que eles carregam, as técnicas e os artefatos utilizados na sua produção, preparação e consumo, seus significados sociais e culturais e aceitabilidade por alunos da educação básica; 4) Identificar as possibilidades e entraves relacionados à inserção deles na alimentação escolar. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, que utilizará técnicas de coletas de dados próprias de estudos etnográficos, observação participante e registros orais. Busca identificar e registrar aspectos relacionados ao ritual de produção, preparação e consumo do alimento em estudo: significados sociais, culturais e ideológicos; saberes, técnicas e artefatos envolvidos; valores sociais de pertencimentogrupal, de solidariedade e de identidade. Os alimentos considerados potenciais serão analisados levando em conta as possibilidades de inclusão na alimentação escolar, PNAE,aceitabilidade pelos escolares, bem como seu potencial de geração de renda no âmbito daagricultura familiar. O marco teórico será composto por conceitos de comida, alimento e cultura alimentar, na perspectiva histórico-antropológica; fundamentos da história oral; fundamentos antropológicos de descrição densa e de observação cotidiana; bases políticas e legais da política de alimentação escolar; fundamentos de verificação aceitabilidade aplicados ao PNAE.