A Precarização do Trabalho Docente Asseverada na Pandemia da Covid-19: Políticas Públicas para Minorar o Esgotamento Profissional

Coordenadora Lia Machado Fiuza Fialho (UECE)

Este projeto em rede, ao se inscrever na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022, PRÓ-HUMANIDADES, Linha 3 – “Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social”, elege como objetos de estudo a produção científica em circulação no nacional e internacional acerca do esgotamento profissional dos trabalhados da educação, bem como as narrativas de professores brasileiros sobre as reverberações da precarização do trabalho docente no período pandêmico e de pós-pandemia. O projeto interinstitucional envolve 18 universidades nacionais e internacionais, todas as regiões do Brasil, e foi elaborado por uma equipe multiprofissional composta por mais de 26 professores doutores, de dez áreas do conhecimento, dos quais cinco são bolsistas produtividade CNPq, com experiência no âmbito da pesquisa científica, da docência ou da assistência à saúde. A expertise dos pesquisadores possibilitará constituir uma análise transdisciplinar dos resultados da pesquisa. Questiona-se, quais evidências emergentes da literatura científica e das experiências narradas pelos docentes são propositivas de políticas públicas para minimizar o sofrimento psíquico em professores causado pelo esgotamento profissional? O objetivo central é sistematizar evidências acerca do sofrimento psíquico causado pelo esgotamento profissional para amparar uma análise propositiva na elaboração de políticas públicas viáveis de implementação pelas prefeituras, governos ou pelo Ministério da Educação. As investigações acerca do esgotamento profissional (Síndrome de Burnout) e precarização do trabalho dos professores ainda não são sistematizadas suficientemente para que seus resultados possam apontar evidências consolidadas sobre o sofrimento psíquico, tal modo, há um aumento do adoecimento docente (o que reverbera em licenças, afastamentos e diminuição da qualidade do trabalho), com efeito, não há uma política pública de relevo centrada na prevenção, tratamento e reabilitação do professor, o que justifica a relevância da proposição dessa pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa terá três etapas: a primeira será o desenvolvimento da revisão sistemática de literatura em bases de dados – Scopus, Web of Science, Eric e Portal de Periódicos Capes; a segunda consistirá na coleta das narrativas dos professores brasileiros de todas as etapas e níveis da educação; a terceira será a proposição de políticas públicas centradas na disseminação do conhecimento e da assistência para minorar a Síndrome de Burnout. Para compor o banco de dados da primeira etapa será os programas Excel e VOSviewer. Para análise dos produtos da revisão e das narrativas dos professores serão combinados os dados processados no programa Iramuteq com a análise de categoria. Para a proposição de políticas públicas serão desenvolvidos: um banco de dados atual, publicado em acesso aberto; um plano de formação e assistência à saúde do docente, viável de implementação pelos gestores locais; e uma cartilha para distribuição nas escolas (on-line, apta para impressão).

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