Precarização que adoece

As situações vivenciadas no período da pandemia de Covid-19 agravaram a precarização do trabalho docente nas escolas e contribuíram para o adoecimento e o esgotamento profissional da categoria.

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A falta de estrutura para dar aula em plataformas digitais e a pressão sofrida por professores de escolas durante a pandemia de Covid-19 desencadearam o esgotamento profissional e o sofrimento psíquico entre os docentes.

Nesta edição do podcast Humanamente, você vai ouvir uma entrevista com Lia Machado Fiuza Fialho, professora da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisadora é coordenadora do estudo que pretende reunir e analisar toda a produção científica, em circulação nacional e internacional, sobre o esgotamento profissional e a síndrome de Burnout entre os docentes de escolas, que foram agravados durante a pandemia de Covid-19. A reunião dessa literatura poderá amparar a elaboração de políticas públicas que possam amenizar o esgotamento profissional docente, e que possam ser implementadas pelas prefeituras, governos e pelo Ministério da Saúde.

Sobre o projeto: 

O projeto Precarização do trabalho docente asseverado na pandemia de covid-19 – políticas públicas para minorar o esgotamento profissional  foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenadora: Lia Machado Fiuza Fialho (UECE)

Ficha técnica 

Roteiro e Apresentação: Paulo Bellardi

Sonorização: Gilberto Vianna 

Edição executiva: Washington Castilhos 

Coordenação: Luísa Massarani