O valor da educação antirracista na formação de professores

Educação antirracista na formação de pedagogos é imprescindível para capacitar professores para lidar com situações cotidianas de racismo em sala de aula, afirmam pesquisadoras.

Podcasts

Neste novo episódio do podcast Humanamente, três pedagogas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) discutem a importância da educação para as relações étnico-raciais nos cursos superiores de formação de professores. Em artigo recente, publicado na Revista Internacional de Educação Superior, elas analisam as legislações e diretrizes que determinam a obrigatoriedade do tema como componente curricular nas diversas etapas da educação.

As autoras do artigo afirmam que a ausência dessa discussão na formação resulta em profissionais não preparados para lidar com situações de racismo em sala de aula. Elas também questionam se, em vez de democratizar o acesso à educação, os sistemas educacionais não estariam “expulsando” alunos da escola

“Se os dados oficiais mostram que as populações não branca têm os piores indicadores de eficiência e rendimento, e se as escolas não desenvolvem ações estratégicas que melhorem esses indicadores, podemos dizer que determinadas populações são expulsas sistematicamente da escola”, ressalta Célia Ratusniak, professora do curso de pós-graduação em Pedagogia do Setor de Educação da UFPR e coautora do artigo.

Ouça agora o novo episódio do podcast Humanamente.

Sobre o artigo:

O artigo A disciplina de didática, o racismo e a educação para as relações étnico-raciais: Encontros e reflexões, de autoria de Célia Ratusniak, Lucimar Dias e Ranna Emanuelle Almeida, foi publicado na Revista Internacional de Educação Superior.

 

Ficha técnica 

Roteiro, produção e apresentação: Paulo Bellardi

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Coordenação: Luisa Massarani