Mediação digital para uma formação mais eficiente

Pesquisadores avaliam o uso de ferramenta digital como suporte para melhorar a qualidade da leitura e produção textual de estudantes de graduação

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Por Aline Weschenfelder

Pesquisadores do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estão testando o uso de uma ferramenta digital chamada DLNotes2 para estimular estudantes do curso de letras da UTFPR e das universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e do Maranhão (UFMA) a analisar textos literários e argumentativos, e explicar o que entenderam deles.

A DLNotes2 é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Pesquisa em Informática, Linguística e Literatura (NuPILL) e o Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos (LAPESD), ambos da UFSC. Lançada em 2002, a ferramenta permite que o usuário faça marcações e anotações em textos e obras literárias disponíveis em repositórios digitais, como a Biblioteca Digital de Língua Portuguesa, administrada pela UFSC, que oferece a plataforma a seus estudantes e também ao público em geral desde a sua primeira versão.

Sob coordenação do beletrista Roberlei Alves Bertucci, professor da UTFPR, os pesquisadores estão usando a DLNotes2 para avaliar a capacidade de interpretação de texto e escrita de futuros professores do ensino fundamental e médio. “Se identificarmos onde está o principal problema de leitura e produção de textos, poderemos pensar em estratégias para melhorar a qualificação dos profissionais que estamos formando”, diz.

Imagem: PEXELS

Bertucci esclarece que a primeira versão do DLNotes2 foi implementada no curso de letras na modalidade EaD (educação a distância) com o propósito de examinar a qualidade da leitura dos estudantes. “Mas percebemos que ela também possui uma ótima função pedagógica no ensino presencial”, afirma. Por ora, o estudo conta com uma base de dados de 65 alunos. A expectativa é que o número de alunos avaliados chegue a 150 até abril de 2024, quando as informações começarão a ser analisadas.

Segundo Bertucci, estudos anteriores sugerem que há diferenças na qualidade da leitura com e sem a DLNotes2. “Os alunos que usaram a ferramenta tiveram melhor aproveitamento em comparação com os que não a utilizaram”, afirma. 

A ideia é que a DLNotes2 medie a interação entre alunos e professores, que conduzem as atividades indicando os textos a serem lidos. “Sempre que uma palavra ou trecho é selecionado, uma caixa de texto se abre para que o aluno digite alguma coisa”, explica Bertucci. “O objetivo é estimular o estudante a expor o que ele entendeu do texto.” 

Para a obtenção dos dados no estudo, os pesquisadores indicam aos alunos um texto na DLNotes2 e pedem para que registrem aspectos específicos. “Pedimos para que comentem sobre o personagem ou a narrativa, que identifiquem o ponto de vista do autor, a tese central, os argumentos etc.”, explica. Para o beletrista, a ferramenta tende a estimular a participação do aluno. “Saber qual foi a compreensão do graduando em relação ao que foi lido é um desafio nas aulas presenciais”, afirma o pesquisador. “Eles dizem ter feito a leitura, mas a discussão não é produtiva.” 

Segundo Bertucci, a ideia agora é incluir nos dados coletados a faixa etária e informações socioeconômicas dos estudantes, bem como se já possuem alguma formação superior. “Assim, poderemos avaliar o quanto a ferramenta interfere na qualidade da leitura e na produção de textos produzidos por eles”.

Sobre o projeto:

O projeto “Estratégias computacionais para leitura, ensino e aprendizagem em ambientes virtuais na área de letras” foi contemplado na chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Roberlei Alves Bertucci (UTFPR)