Futuros professores têm dificuldade de interpretar textos

Pesquisa evidencia desafios enfrentados por alunos de Letras para entender e interpretar textos e aponta que a leitura com anotações – e não apenas grifos – melhora sua compreensão. Resultados foram possíveis graças a uma ferramenta digital desenvolvida na UFSC para melhorar a leitura e aprendizagem

Vídeos

Pesquisa evidencia desafios enfrentados por alunos de Letras para entender e interpretar textos e aponta que a leitura com anotações – e não apenas grifos – melhora sua compreensão. Resultados foram possíveis graças a uma ferramenta digital desenvolvida na UFSC para melhorar a leitura e aprendizagem.

Um estudo com 134 estudantes do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2025, constatou que a maioria enfrenta dificuldades para entender e interpretar textos em sala de aula. Os testes aplicados também indicam que os estudantes que fazem anotações ao ler em ambiente digital têm desempenho melhor na compreensão e análise dos textos, em comparação com aqueles que leem no formato impresso sem registrar observações.

Coordenado pelo professor Roberlei Alves Bertucci, do Departamento de Letras da UTFPR, o estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da leitura de futuros professores de Língua Portuguesa e investigar como ferramentas digitais podem aprimorar esse processo.

No teste realizado pelo estudo, os alunos leram e interpretaram os mesmos textos em dois formatos: impresso e digital, por meio da plataforma DLNotes2, desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Informática, Linguística e Literatura (NuPILL) e pelo Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos (LAPESD), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  A ferramenta digital exige que o estudante escreva comentários sobre os trechos destacados, incentivando uma análise mais aprofundada e crítica do conteúdo.

Os resultados mostraram que, ao utilizarem a ferramenta digital, o desempenho na interpretação dos textos foi 20% superior, evidenciando os benefícios das anotações interativas para a compreensão textual.

“A pesquisa mostra que anotar faz diferença na compreensão textual. No texto impresso, observamos que os alunos apenas grifam palavras e trechos. Já no digital, além de grifar, eles têm que comentar os trechos destacados, o que os leva a refletir e interpretar o texto de forma mais crítica e aprofundada”, explica Bertucci. 

Para saber mais sobre o estudo, confira o novo vídeo Humanamente.

Sobre o projeto:

O projeto “Estratégias computacionais para leitura, ensino e aprendizagem em ambientes virtuais na área de Letras” foi contemplado na chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Roberlei Alves Bertucci (UTFPR)

 

Ficha técnica

Roteiro, produção e apresentação: Paulo Bellardi

Sonorização: Gilberto Vianna

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação geral: Luisa Massarani