UFRRJ usa tecnologia para inovar o ensino de matemática

Estudo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro analisa como o uso de recursos tecnológicos nas aulas de matemática do ensino médio pode despertar o interesse dos jovens pelo aprendizado da disciplina

Vídeos

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está transformando a experiência de ensino da matemática e a motivação dos estudantes pela disciplina por meio da introdução de tecnologias digitais acessíveis e interativas.

A pesquisa envolve cerca de 150 estudantes e 15 professores de escolas públicas do ensino médio — quatro no estado do Rio de Janeiro e uma no Pará.

Um dos recursos utilizados é uma plataforma digital gratuita que funciona como um ambiente de geometria dinâmica. O aplicativo permite que alunos e professores explorem conceitos matemáticos por meio da construção e manipulação de figuras geométricas em tempo real. Compatível com celulares, tablets e computadores, a plataforma possibilita uma abordagem mais visual e participativa da disciplina.

O projeto de pesquisa também incorporou um rastreador ocular, equipamento que capta e grava a direção e o tempo de fixação do olhar dos estudantes durante a realização de tarefas matemáticas na tela. O objetivo é mapear os pontos que mais atraem a atenção dos alunos e, assim, obter pistas sobre o que facilita ou dificulta a aprendizagem.

“A partir do rastreamento, conseguimos entender quais elementos da tarefa mais atraem o olhar do aluno. Se há fixação repetida em um ponto, isso pode indicar dúvida ou dificuldade de compreensão”, explica o professor de matemática Marcelo Bairral, coordenador da pesquisa.

Para saber mais sobre o estudo, confira o novo vídeo do canal Humanamente.

Sobre o projeto:

O projeto “Interações e aprendizagens em dispositivos móveis com toques em tela: perspectivas a partir da educação matemática” foi contemplado na chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Marcelo Bairral (UFRRJ)

Ficha técnica

Reportagem, edição e produção: Paulo Bellardi

Assistente de produção: Stefanie Nascimento

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação geral: Luisa Massarani