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Alunas negras ainda enfrentam barreiras na universidade

Discriminação racial, insegurança e falta de representatividade no ambiente universitário impactam suas vivências acadêmicas, segundo estudo da Universidade Federal do Ceará

Podcasts

A implementação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ampliou o número de mulheres negras nas universidades públicas brasileiras. Em 2013, elas representavam 22% dos ingressantes no ensino superior, percentual que subiu para 27% em 2019, de acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra) entre 2012 e 2019. Mas, apesar das políticas afirmativas, as mulheres negras ainda enfrentam obstáculos que dificultam a sua formação e, muitas vezes, sua permanência na universidade.

Essa é a constatação de um estudo realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), que investigou as vivências acadêmicas de 30 mulheres autodeclaradas negras e cotistas da instituição, alunas de diferentes áreas do conhecimento e turnos acadêmicos. 

Neste novo episódio do podcast Humanamente, entrevistamos a pedagoga Adriana Castro Araújo, professora do Programa de Pós-graduação em Política Pública e Gestão da Educação Superior da UFC e coordenadora do estudo, e a ex-aluna e participante da pesquisa Ana Clara Moraes Rocha, que falam sobre os fatores que impactam diretamente na permanência e no tempo de formação dessas alunas na universidade, como a falta de representatividade e a discriminação racial. 

Clique aqui e acompanhe o episódio.

 

 

Sobre o projeto:

O Projeto “Mulheres negras cotistas na universidade” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenadora: Adriana Castro Araújo (UFC)

Ficha técnica

Roteiro, produção e apresentação: Paulo Bellardi

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação geral: Luisa Massarani