Estratégias Computacionais para Leitura, Ensino e Aprendizagem em Ambientes Virtuais na Área de Letras
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Coordenador Roberlei Alves Bertucci (UTFPR)
Este projeto analisa o impacto que a ferramenta DLNotes causa no ensino-aprendizagem da leitura, focando, nos cursos de Letras, com o intuito último de viabilizar o uso de uma ferramenta de mediação de leitura. Continua-se uma série de pesquisas e projetos que vêm sendo realizados pelo NUPILL, da UFSC, grupo que fará parte da execução. O domínio de recursos multimidiáticos, como o DLNotes2, tem sido visto como um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem da leitura na educação básica, no ensino superior e na pós-graduação, tanto no ensino presencial quanto a distância – projetos anteriores já contribuíram para o aperfeiçoamento do DLNotes2, inclusive compartilhando-o com instituições de todo o estado de Santa Catarina, através de atividades de formação e de tutoria. A ferramenta permite que se acompanhe individual e coletivamente a construção de conceitos e relações por parte de leitores e alunos, permitindo avaliar o ganho de conhecimento nas atividades. Espera-se que os sujeitos envolvidos na formação acadêmica docente estejam, assim, atualizados com o que é produzido e utilizado a respeito de leitura, o que pode proporcionar uma educação de qualidade, combatendo a desigualdade social e, consequentemente, ajudando a erradicar a pobreza. O DLNotes2 é uma ferramenta que pode atender às distintas carências e realidades do ensino em seus diferentes níveis e nas variadas regiões brasileiras. Entendemos que ele pode ser uma ferramenta chave na contribuição para uma leitura mais significativa dos estudantes brasileiros. Para tanto, o projeto proporá diferentes recortes de gêneros literários e grupos de estudantes, com uma metodologia de validação cruzada (em inglês, k-fold cross validation), que proporcionará medidas quantitativas estatisticamente confiáveis sobre o impacto da ferramenta no desempenho dos diversos grupos. Com isso, o projeto poderá propor atividades de capacitação para o uso do DLNotes2 a docentes e instituições de diferentes níveis.