Geração Cidadã de Dados promove justiça social

Moradores de regiões metropolitanas do país estão produzindo e compartilhando informações sobre as condições de segurança, saúde, meio ambiente e transporte nos lugares onde vivem.

Podcasts

Munidos de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, indivíduos sem experiência em pesquisa estão ajudando a revelar um panorama mais preciso da realidade dos lugares onde vivem. Por meio de dados produzidos por eles mesmos,  denunciam problemas que os afetam diretamente, como os relacionados à segurança pública e ao saneamento básico.

No Rio de Janeiro, o Instituto Fogo Cruzado gera dados sobre violência armada e o projeto Cocôzap monitora as condições de saneamento básico do complexo de favelas da Maré.

Já no Maranhão, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Cândido Mendes, produz dados sobre mortes de pessoas negras vítimas da violência policial em comunidades, também por meio de informações produzidas pela população. 

“A Geração Cidadã de Dados coloca a população no centro do debate como produtora de conhecimento”, ressalta o cientista político Pablo Nunes, coordenador do CESeC.

Neste novo episódio do Podcast Humanamente, conversamos com Nunes, com a socióloga Íris de Macedo Rosa, do Instituto Fogo Cruzado, e com o publicitário Gilberto Vieira, do projeto CocôZap.

Ouça aqui.

Ficha técnica

Roteiro, produção e apresentação: Paulo Bellardi

Sonorização: Gilberto Vianna

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação geral: Luisa Massarani