Medicina indígena como cuidado complementar no SUS

Projeto de pesquisa promove diálogo entre pajés, parteiras e profissionais de saúde que atendem populações indígenas da Amazônia, buscando o reconhecimento dos saberes tradicionais como cuidado complementar no Sistema Único de Saúde.

Vídeos

A região amazônica abriga uma riqueza de saberes tradicionais e um conjunto de práticas que vão além do cuidado com o corpo, envolvendo também aspectos espirituais e culturais.

Parteiras, pajés e curandeiros com conhecimentos ancestrais promovem cuidados essenciais à saúde de suas comunidades. No entanto, o reconhecimento desses saberes e sua integração ao sistema público de saúde ainda enfrentam resistências.

“Nosso processo de colonização demonizou e descredenciou os conhecimentos ancestrais, o que ainda se reflete na atualidade. Com isso, o diálogo e a integração da política pública de saúde com a medicina indígena quase não acontecem porque o que prevalece são os cuidados de saúde baseados na biomedicina”, afirma o cientista social Júlio Cesar Schweickardt, pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Amazonas.

Schweickardt é coordenador de um estudo que busca promover a integração e o diálogo entre profissionais de saúde e lideranças indígenas, parteiras e pajés de comunidades da região amazônica por meio de oficinas.

O objetivo dos pesquisadores, que atuam como mediadores dos encontros, é garantir que os conhecimentos tradicionais sejam catalogados, reconhecidos pelas equipes de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementados como cuidados complementares, promovendo a equidade no atendimento e respeitando as especificidades culturais de cada povo.

Saiba mais sobre o projeto neste novo vídeo Humanamente.

Assista ao vídeo:

Sobre o projeto:

O projeto “Medicina Indígena e Bem Viver: Políticas Públicas e Desenvolvimento das Populações na Amazônia” foi contemplado na Chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenador: Júlio Cesar Schweickardt – Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia

Ficha técnica

Roteiro, produção e edição: Paulo Bellardi

Assistente de edição: Rodrigo de Oliveira Andrade

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação geral: Luisa Massarani

 

Imagens: Canva e Freepik