Sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia

Pesquisadores investigam estratégias de sustentabilidade em cooperativas agrícolas do Pará

Webstories

Pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) estão analisando práticas de sustentabilidade e estratégias de economia circular adotadas por cooperativas agrícolas locais, com o objetivo de valorizar alimentos produzidos na Amazônia. 

A coordenadora do projeto, Cyntia Meireles,  professora da Ufra, explica que a bioeconomia consiste em usufruir dos recursos naturais de forma sustentável. Como a pesquisa trata de organizações sociais que envolvem pequenos produtores, pessoas e relacionamentos, ela prefere adotar o termo sociobioeconomia. 

“Falar da sociobioeconomia da Amazônia é falar de inclusão social numa perspectiva socioeconômica, com os preceitos de menor impacto para o meio ambiente. É a denominação que as cooperativas usam”, diz.

Confira a webstory e saiba mais sobre a iniciativa.

Sobre o projeto:

projeto “Sustentabilidade e bioeconomia de alimentos da Amazônia: diagnóstico e ações propositivas para construção de cadeias de valor a partir de cooperativas agrícolas no estado do Pará” foi contemplado na chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenadora:  Cyntia Meireles Martins (Ufra)

Ficha técnica
Texto e concepção: Alessandra Ribeiro

Fotos cedidas pelo projeto

Edição executiva: Washington Castilhos

Edição geral: Luisa Massarani

Foto cedida pelo projeto