Tato Ativo: Desenvolvimento de Instrumentos para Avaliação da Preensão Manual Infantil
Coordenador Márcio James Soares Guimarães (UFMA)
TATO ATIVO: desenvolvimento de instrumentos para avaliação da preensão manual infantil é uma proposta de projeto de pesquisa que visa à elaboração de instrumentos e protocolos de análise para aferição da preensão manual de crianças entre 0 e 6 anos, fase definida como primeira infância. As atividades de pesquisa ocorrem em um centro educacional municipal, responsável pela educação de crianças em fase pré-escolar e com crianças com Atrofia Muscular Espinhal – AME, internas em um hospital infantil, ambos localizados em São Luís, capital do estado do Maranhão. Essa ação almeja ampliar e promover a importância da estimulação da percepção háptica e a consequente melhoria no desempenho escolar do público infantil por meio de contribuições de Design em parceria com as áreas da Educação e da Terapia Ocupacional. Empregando um método de análise qualiquantitativa associado à metodologia de leitura e interpretação de materiais didáticos, desenvolvida por Guimarães (2020) com base em Arizpe & Styles (2004), se buscará identificar, analisar e verificar se as como a criança desenvolve a preensão manual, no sentido de preservar os movimentos necessários para o pleno desenvolvimento da coordenação motora fina. Como resultado, estima-se desenvolver instrumentos e protocolos que contribuirão para que pesquisadores de distintas áreas possam identificar o desenvolvimento da preensão manual infantil e possam propor recomendações que promovam a formulação de políticas públicas educacionais para a primeira infância.