Desde o início de sua implantação o regime de cotas tem ampliado o acesso de minorias étnico raciais ao sistema educacional e ao mercado de trabalho. Muitas universidades avançaram na oferta de vagas específicas e ações de assistência para apoio à permanência dos estudantes cotistas na universidade. Contudo, a previsão legal desses direitos é insuficiente para reduzir as históricas iniquidades sociais. O balanço das iniciativas adotadas por meio das ações afirmativas aponta que a compreensão da diversidade étnico-racial e a problematização do processo formativo em si, ainda são incipientes no âmbito das práticas cotidianas das universidades. Apoiada na teoria ator-rede de Bruno Latour, a presente proposta tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das políticas de inclusão social e promoção da equidade através da consolidação de uma rede interinstitucional e intercomunal indígena, voltada para o aprimoramento de políticas afirmativas no ensino universitário. A iniciativa prevê a realização de pesquisas etnográficas das trajetórias de vida de novos agentes políticos indígenas que emergem nos meios modernos de comunicação, tratando-as como vias preferenciais de compreensão dificuldades e caminhos de superação na busca de inserções bem-sucedidas no mundo não indígena. The research results will support an intercultural education project in the triple Amazonian border Brazil/Peru/Colombia, with an emphasis on collective health and sustainability. Pretende-se que a iniciativa fertilize as redes colaborativas e produza evidências científicas para aprimorar estratégias de gestão das políticas para ingresso e permanência de indígenas na formação universitária, além de promover o desenvolvimento de competências dos docentes e discentes indígenas para produção de conhecimento inovador, capaz de transitar entre os saberes acadêmicos e tradicionais, e de propor soluções para problemas de saúde e sustentabilidade sociocultural e ambiental na região.