Projeto Estruturante de Formação em Teatro do Oprimido: Práticas Político-Pedagógicas
Humanamente > Projetos Aprovados > Projeto Estruturante de Formação em Teatro do Oprimido: Práticas Político-Pedagógicas
Coordenadora Antonia Pereira Bezerra (UFBA)
O objeto desta investigação em rede é a produção de subsídios para a construção de políticas públicas de cunho democrático, centrado na defesa dos direitos, da participação popular e combate às mais variadas formas de opressão, como a pobreza, o racismo, o desemprego, o machismo, dentre outros. Para atuar nesse panorama complexo apresentado, é importante desenvolver estudos e pesquisas que apresentem dados e informações como respaldo para a produção de práticas sociais inclusivas, equitativas e democráticas. Para tanto, a investigação se insere no campo da criação teatral, com ênfase nas dimensões estética e político-social dessa arte, especialmente no trabalho desenvolvido com o Teatro do Oprimido nos contextos acadêmicos e comunitários, na forma de cursos e/ou atividades de extensão, tomados como lócus e processos empíricos de investigação sobre a realidade. A formação proposta será desenvolvida no formato de módulos presenciais em sistema de imersão – incluindo acompanhamento tutorial e semipresencial – nos períodos de julho de 2023 a dezembro de 2024. Por sua dimensão acadêmica e artística, a presente pesquisa assinala sua aderência às áreas estratégicas para qualidade de vida, ao contribuir para a formação de recursos humanos em níveis de Graduação, Mestrado, Doutorado, tanto do Brasil como do exterior, além de consolidar cooperações, já em curso com grupos e redes de pesquisa no exterior, na América Latina, em particular. Espera-se, com isso, que os sujeitos/educandos envolvidos na proposta possam criar processos a partir do teatro do oprimido em seus contextos locais que favoreçam, em alguma medida, alguma das etapas do desenvolvimento de políticas públicas, como formação de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e/ou avaliação de políticas públicas sociais.