Programa Interdisciplinar: Rede de Educação e Saúde em Escolas Públicas de Ensino Médio na Bahia
Humanamente > Projetos Aprovados > Programa Interdisciplinar: Rede de Educação e Saúde em Escolas Públicas de Ensino Médio na Bahia
Coordenadora Luciana Alaide Alves Santana (UFRB)
Este projeto será desenvolvido com foco nas escolas públicas de Ensino Médio do estado da Bahia (EP-EM-BA), em função deste nível de ensino se constituir como um ponto nevrálgico da educação básica. Os indicadores educacionais e de saúde escolar apontam para a necessidade da produção de evidências que possam subsidiar a formação de uma agenda propositiva em torno da melhoria da sua qualidade. Pretende-se criar uma rede de cooperação interinstitucional e interdisciplinar na área de educação/saúde, com vistas à realização de ações de pesquisas, extensão e difusão de conhecimento em prol da inclusão, diversidade e qualidade educacional em EP-EM-BA. Os dados secundários serão gerados a partir das bases de dados disponibilizadas pelo INEP e IBGE, em uma série histórica (2010-atual). Os dados primários serão coletados em 54 municípios contemplando os 27 territórios de identidade do estado da Bahia. A pesquisa produzirá informações sobre os fatores que interferem no sucesso escolar, com atenção especial para captar os efeitos da Pandemia da Covid-19 na saúde da comunidade escolar, bem como sobre inclusão étnico-racial, pessoas com deficiência e gênero/sexualidades. Os dados gerados pelas ações de pesquisa sintetizadas acima, permitirão a construção de informações e de conhecimentos, que serão socializadas amplamente e também subsidiarão o desenvolvimento das atividades formativas, portanto, os achados serão utilizados para resolver problemas reais. Pode-se afirmar que este projeto tem um caráter disruptivo ao utilizar as informações geradas nas pesquisas para instrumentalizar a ação dos gestores, professores e estudantes, bem como das ações de formação continuada, pode produzir interrupções em um seguimento desfavorável registrado para os indicadores educacionais, para as condições de saúde e para a inclusão no EM-BA, com potenciais impactos positivos e subsídios para elaboração de políticas públicas educacionais/saúde, gerando benefícios individuais, sociais e econômicos.