Mercados Alimentares Digitais no Brasil: Dinâmicas, Inovações e Desafios da Comercialização na Agricultura Familiar

Coordenador Marcio Gazolla (UTFPR)

A digitalização avança em vários setores produtivos e econômicos, sendo que na agricultura e nos sistemas alimentares não é diferente. O presente projeto possui como objetivo central analisar os processos de construção social de mercados e canais de comercialização digitais da agricultura familiar para as vendas de alimentos e produtos, considerando as principais dinâmicas, inovações e desafios dos processos de comercialização que estão sendo implementados no Brasil. A questão de pesquisa pode ser sumarizada na seguinte indagação: quais as dinâmicas, inovações e desafios da construção social de mercados alimentares digitais no Brasil para os agricultores, consumidores e suas organizações sociais? Para atingir este objetivo e responder esta pergunta, metodologicamente, se procederá, em uma primeira fase, com a análise de conteúdo (qualitativa) nos ícones de plataformas, quantitativa (dados numéricos extraídos das plataformas) e documental das organizações e instituições ligadas aos casos. Em uma segunda etapa, se aplicará um questionário e entrevista com os gestores das plataformas, com agricultores familiares e consumidores dos alimentos. Os casos a serem estudados, e posteriormente comparados, estarão sob responsabilidade de diferentes pesquisadores, conforme descrito na metodologia. A ideia é captar a diversidade e heterogeneidade dos mercados alimentares digitais, investigando-os em diferentes formatos, situações socioeconômicas, regionais e ambientais. A pesquisa será desenvolvida a partir de equipes de pesquisadores formadas pelos membros do GEPAD (Grupo de estudos e pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento – https://www.ufrgs.br/agrifood/), já consolidado nos estudos dos mercados alimentares desde 2005 e do GePPADeM (Grupo de estudos e pesquisas em Desenvolvimento, Alimentação, Mercados e Políticas Públicas – http://pb.utfpr.edu.br/geppadem/), que é liderado pelo coordenador da proposta.

Leia a matéria aqui