Interações e Aprendizagens em Dispositivos Móveis com Toques em Tela: Perspectivas a partir da Educação Matemática

Coordenador Marcelo Almeida Bairral (UFRRJ)

Temos vivenciado um crescimento significativo de dispositivos móveis com toques em tela. Esses recursos têm sido cada vez mais utilizados pelos indivíduos em suas atividades cotidianas. Diferentes áreas do conhecimento (Comunicação, Engenharia, Interação-Homem-Computador, Neurociência, Design Gráfico, Saúde) estão estudando processos de interação e o feedback dos toques em tela de dispositivos móveis como uma estratégia de melhorar a compreensão do usuário e como forma de desenvolver novas interfaces e alternativas para usá-las. Como esses dispositivos podem ser utilizados no ensino e na aprendizagem de matemática? Que singularidades trazem ao desenvolvimento do pensamento? Esses questionamentos, dentre outros, nos instigam a desenvolver investigações que caminhem além do foco no uso pedagógico de aplicativos e tragam contribuições sobre mudanças de natureza cognitiva e epistemológica de sujeitos interagindo com essas tecnologias. Nessa pesquisa continuaremos analisando interações, formas de manipulação em/com telas de smartphones (ou tablets) e tipos de aprendizagens de estudantes e de (futuros) professores de Matemática. Os dados serão coletados usando recursos dos próprios dispositivos, aplicativos diversos e filmagens. Serão elaboradas e implementadas atividades para dispositivos como Geometric Constructer, Sketchometry, GeoGebra App e FreeGeo. O projeto estabelece intercâmbios com pesquisadores nacionais e internacionais interessados nas formas de uso e de aprendizagem em interfaces touchscreen. Considerando que a manipulação em tablet é diferente de cliques em mouse a investigação abre uma nova agenda na pesquisa educacional com tecnologias com toques em tela, particularmente, tablets e smartphones. Além de produzir conhecimento sobre os toques em tela como mais uma forma de cognição corporificada, a pesquisa inova na produção de dados com o uso dos próprios aplicativos e na geração de materiais diversos para uso na Educação Básica e na formação docente.