Fontes para a História da Geografia Escolar: Leis, Livros Didáticos, Currículos e Programas das Províncias do Brasil

Coordenadora: Maria Adailza Martins de Albuquerque (UFPB)

A pesquisa visa levantar, identificar, inventariar, organizar e disponibilizar, em meio digital, documentos produzidos no âmbito da cultura escolar passíveis de ser cotejados, analisados e interpretados para uma história da geografia escolar no Brasil que considere a constituição de tradições seletivas nos currículos, nas legislações, nas epistemes, na formação docente e possibilite entender continuidades, rupturas e a diversidade de apropriações realizadas espaço-temporalmente de diferentes maneiras nas diversas províncias e estados brasileiros. O tema específico da proposta designado Fontes para a História da Geografia Escolar, pretende dar visibilidade à vasta documentação dispersa, desarticulada ou silenciada, naquilo que foi o imenso mosaico de proposições que ocorreu de forma singular, particular, local e/ou regional, mas não encontrou eco mediante o estabelecimento de uma narrativa historiográfica concentrada no Rio de Janeiro e São Paulo, propondo uma espécie de interdição historiográfica e exercendo destacado papel no apagamento de diversas outras geografias escolares ocorridas no Brasil. A hipótese repousa sobre a existência de um acervo documental que tem muito a revelar e precisa ser objeto de um levantamento que permita a sua ulterior organização, classificação e uso, com vistas a trazer a nume a diversidade de apropriações, formulações e usos das geografias escolares ocorridas no Brasil. Algumas evidências dessa diversidade de geografias escolares no Brasil já apareceu em trabalhos realizados sobre províncias da Paraíba e Pernambuco (ANGELO, 2022) e Ceará (Sousa Neto, 1997), mas ainda como estudos não realizados em torno de um quadro mais completo e articulado. A metodologia assenta sobre a a necessidade de apreender os documentos como muito mais amplos que somente materiais escritos, seguindo a perspectiva de estudos históricos que considera centrais como fontes documentais a escola, as disciplinas, materiais escolares e instituições educacionais.

Leia a matéria aqui.