Educação, Narrativa e Saúde: Direito à Vida e à Educação em Tempos de Refigurações
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Coordenador Elizeu Clementino de Souza (UFBA)
A pesquisa objetiva aprofundar estudos que articulam Educação, Narrativa e Saúde, mediante processos de aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem nas práticas de formação multiprofissional em saúde e em contextos educacionais em escolas públicas, no que se refere às condições de trabalho docente e alimentação escolar. O projeto organiza-se a partir de uma rede de pesquisa nacional e internacional com vinte e três instituições que desenvolvem ações de pesquisa e formação há mais de 20 anos. Dois eixos temáticos: a) formação em rede e b) transferência de conhecimento; e três entradas mobilizam a pesquisa: (i) volta-se para análise da residência multiprofissional em saúde e narrativas de formação-profissão, em articulação com o movimento da Educação Permanente em Saúde (EPS) e as possíveis mudanças nas práticas dos profissionais de saúde, ao responder às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS); (ii) centra-se na problematização de questões sobre condições de trabalho docente e saúde; (iii) problematiza-se ações de pesquisa e de formação com atores institucionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no que se refere ao atendimento de estudantes da Educação Básica, representando um pilar para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e consecução do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). A pesquisa (auto)biográfica configura-se como dimensão epistêmico-metodológica, através da realização de entrevistas narrativas, ateliês biográficos, retratos sociológicos e Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. Intenciona-se que o projeto possa, a partir dos processos de aprendizagens biográficas e das narrativas dos diferentes atores sociais, indicar pistas para repensar políticas públicas de formação de profissionais de saúde, de políticas de alimentação escolar e, por fim, das condições de trabalho docente e saúde numa perspectiva narrativo-biográfica e processos de refiguração profissional.