Desenvolvimento Socioemocional, Práticas Parentais e Constituição Psíquica de Bebês
Humanamente > Projetos Aprovados > Desenvolvimento Socioemocional, Práticas Parentais e Constituição Psíquica de Bebês
Coordenador: Janari da Silva Pedroso (UFPA)
A existência de adversidades nos primeiros anos de idade pode prejudicar gravemente o esenvolvimento da criança, com repercussões no seu ciclo de vida. Estudos evidenciam que fatores como personalidade, temperamento, características biológicas, família, ambiente físico e social, influenciam áreas do neurodesenvolvimento. Entre elas o desenvolvimento socioemocional, que está fortemente associado à saúde mental e abrange a forma como os bebês interagem com as pessoas, lidam com as adversidades, expressam e compreendem uma multiplicidade de sinais emocionais. No Brasil, pesquisas sobre variáveis que impactam no desenvolvimento socioemocional ainda são reduzidas e com poucos investimentos. Por isso, estudar a relação entre neurodesenvolvimento, temperamento infantil, traços da personalidade materna, práticas parentais e o desenvolvimento socioemocional de bebês ganha relevância na Saúde Pública. Os marcos associados ao desenvolvimento socioemocional são oportunizados por interações mediadas principalmente por afetos positivos entre bebê-cuidador. As variáveis pessoais como as características físicas, temperamento ou personalidade, possivelmente, impactam o desenvolvimento emocional. Trata-se de um estudo transversal tipo exploratório, descritivo e correlacional. Participarão mães e seus bebês entre 3 e 24 meses. Serão mapeados aspectos relacionados à personalidade do cuidador e ao temperamento do bebê, ao seu desenvolvimento e a possíveis aspectos ambientais adversos que estão expostos. Os instrumentos utilizados destacam-se: questionário Biopsicossocial, Questionário de Comportamento Infantil Revisado-Formato Curto, Inventário Personalidade Cinco Fatores Revisado, Indicadores Clínicos de Risco para Desenvolvimento Infantil, Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. As análises priorizarão a delimitação dos impactos de cada um dos fatores estudados nos indicadores socioemocionais e psíquicos dos bebês.