Artes Cênicas e Universidade: (Re)Pensamento Curricular de Intervenções Antirracistas
Coordenador Erico José Souza de Oliveira (UnB)
Este projeto visa construir uma ação/intervenção sobre os currículos dos Cursos de Artes Cênicas em nível de Graduação e Pós-Graduação, tendo como foco principal as Universidades Federais (IES) de Brasília (UnB), da Bahia (UFBA), e de Sergipe (UFS), para que se delineie uma Proposição Curricular Antirracista para as Artes Cênicas. A perspectiva analítica se dará através das Leis nº 10.639/03 (ensino obrigatório da história e cultura africanas e afro-brasileiras), nº 11.645/08 (ensino obrigatório da história e cultura indígenas) no Ensino Básico, e da Resolução nº 01/2004 e Parecer (inserção de tais conteúdos no Ensino Superior) e pesquisas sobre Currículo, Antirracismo, Decolonialidade e Culturas Populares Afro-brasileiras em diálogo com o campo das Artes Cênicas universitárias. Como um projeto piloto nas três IES, que pode refletir uma realidade mais ampla em termos de cursos de Artes Cênicas nas universidades do país, o projeto tem como proposta atuar no eixo estrutural do Ensino Superior, intervindo de forma direta em campos como: currículo, afro-epistemologias e antirracismo, promovendo estudos, revisões e proposições curriculares, além de formação continuada de corpo docente, seminários e palestras com especialistas convidados/as sobre currículo e antirracismo, eventos com professores/as negros/as de IES de todo o país, catalogação e divulgação de acervo bibliográfico negrorreferenciado em Artes Cênicas, registro e socialização das estratégias elaboradas e seus resultados parciais e finais em formato de publicação, prevendo também articulações didático-político-pedagógicas em plano regional e nacional entre docentes de forma a promover uma reverberação das ações promovidas entre as três universidades, podendo gerar um projeto posterior que envolva setores de políticas públicas para implementação em secretarias estaduais e municipais de educação.