A Tecnologia Social Baseada na Perspectiva de Paulo Freire e sua Inserção na Educação em Ciências
Coordenadora: Simoni Tormohlen Gehlen (UESC)
Na Educação em Ciências, algumas pesquisas preocupadas com a organização do currículo da Educação Básica investigam o papel dos Temas Geradores, pautados em Paulo Freire, para identificar demandas sociais e buscar soluções/alternativas por meio da Tecnologia Social (TS). A TS é uma alternativa no desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (C&T), com objetivo que grupos oprimidos assumam o papel de protagonistas na produção de C&T, para atender suas demandas históricas e sociais. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa consiste em investigar limites e possibilidades da inserção da TS, pautada em pressupostos freireanos, na programação curricular na Educação em Ciências em processos formativos de professores. Para isso, serão desenvolvidos processos formativos de professores de Ciências, em escolas da Educação Básica localizadas no Sul e Oeste da Bahia, Alto Sertão Alagoano e na Colômbia/Bogotá. Os cursos serão organizados tendo como referência a dinâmica dos Temas Geradores, em que serão identificadas as demandas sociais/locais da comunidade, organização da programação curricular, seleção de TS e inserção das mesmas na programação curricular. Essa TS também será desenvolvida na comunidade a qual pertence a escola, em conjunto com os moradores. As informações serão obtidas por meio de videogravações dos processos formativos, entrevistas semiestruturadas com os professores e observação participante, com moradores das comunidades, e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, espera-se que os professores se apropriem de alguns fundamentos da TS e da perspectiva de Paulo Freire e incorporem-os no currículo escolar, bem como sejam selecionadas, desenvolvidas e implementadas algumas TS na comunidade, em colaboração com os moradores e comunidade escolar. Os resultados dessas atividades também contribuirão para a elaboração de ações curriculares de extensão, para serem incorporadas em alguns cursos de Licenciatura.