A Contribuição do Uso de Robôs e da Comunicação Alternativa para Escolarização de Alunos com Deficiência Motora
Humanamente > Projetos Aprovados > A Contribuição do Uso de Robôs e da Comunicação Alternativa para Escolarização de Alunos com Deficiência Motora
Coordenadora Rosana Carla do Nascimento Givigi (UFS)
Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva, preconiza que todos tem direito a escolarização e que deve ser garantido o acesso, permanência, participação e aprendizagem na escola regular. No caso da Educação Especial, o processo de ensino-aprendizagem esbarra em questões, como, a falta de suportes adequados e formação dos professores. Uma problemática importante para uma inclusão bem sucedida do aluno público alvo da Educação Especial é a definição e implementação dos suportes de apoio necessários, especialmente os que envolvem a alta tecnologia assistiva. A hipótese principal a ser investigada é se o uso de recursos de alta complexidade e de robô assistivo com alunos com deficiência motora severa contribui para o desenvolvimento do raciocínio pragmático e da aprendizagem desses alunos. Estudos como de Hong et.al. (2019), Encarnação et.al. (2017), Chen et al. (2013) demonstraram um impacto positivo na educação de crianças com deficiência motora que tiveram oportunidade de executar atividades educacionais controlando um robô. O aporte teórico-metodológico será da pesquisa de intervenção e da pesquisa-ação colaborativa-crítica. Os participantes serão 30 alunos com deficiência motora; gestores do Centro Especializado em Reabilitação; gestores das Diretorias de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe; professores das salas de atendimento educacional especializado e professores da sala de aula regular. Dentre os procedimentos estão a avaliação e implementação do acionador por piscar de olhos associado ao modo de varredura; as testagens com o robô e os jogos de raciocínio pragmático simples; a formação dos profissionais através do trabalho colaborativo; a realização de um seminário temático com os integrantes da pesquisa. Essa pesquisa pretende potencializar a escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial e defende o direito à educação pública, gratuita e para todos.