O papel social da telenovela

Nas últimas décadas, a telenovela brasileira tem pautado importantes temas sociais, que são acompanhados e discutidos pela população. Um novo estudo da Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva vai analisar questões colocadas ao público pela novela Pantanal.

Webstories

Um estudo de caso da segunda versão da telenovela Pantanal, exibida em 2022, é um dos eixos do projeto “A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania“, que está sendo conduzido pela Rede Obitel Brasil, com a finalidade de verificar a hipótese da novela como recurso comunicativo.

“O remake não é uma reprise, como se pode pensar à primeira vista. Foram feitas atualizações e apresentados temas que não haviam sido abordados na primeira versão de 1990, em concordância com o que a novela faz bem, que é levantar e comunicar questões do cotidiano”, afirma a pesquisadora Maria Immacolata Vassallo de Lopes, responsável pelo projeto.

Para ela, é importante reconhecer a responsabilidade social da telenovela brasileira. “A novela está para o Brasil assim como o cinema está para os Estados Unidos”, ressalta.

Além do estudo de caso, o projeto prevê ainda uma análise de toda a produção de pesquisas da Rede Obitel Brasil e a criação de uma plataforma digital sobre ficção televisiva para acolher estudos sobre o tema. Com os resultadospretende-se oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas.

Clique aqui e assista a nossa webstory para saber mais. 

 

Sobre o projeto:

O projeto A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania foi contemplado na chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq.

Coordenadora: Maria Immacolata Vassallo de Lopes

 

Ficha técnica:

Texto e concepção: Washington Castilhos

Ilustrações: Felipe Assumpção (Sunça)

http://fantasticomundodesunca.org/

Edição geral: Luisa Massarani